Associação dos Diretores de Segurança de Portugal condecorada pela Polícia de Segurança Pública
- Francisco Oliveira
- há 6 dias
- 2 min de leitura
No passado dia 2 de julho, durante a cerimónia comemorativa do 158.º Aniversário da Polícia de Segurança Pública (PSP), a Associação dos Diretores de Segurança de Portugal (ADSP), na pessoa do seu Presidente, foi homenageada com uma condecoração pública, nomeadamente com um Louvor e atribuição da Medalha Privativa de Mérito e Valor Policial, reconhecendo a sua “… inexcedível entrega e dedicação, pelos seus associados e como associação, à causa da segurança, nomeadamente a segurança privada, complementar à Segurança Pública…”..
A cerimónia, que decorreu nas instalações da Direção Nacional da PSP, no Largo da Penha de França, n.º 1, em Lisboa, contou com a presença de distintas entidades civis e militares, reafirmando o papel central da PSP na segurança e ordem pública, bem como na valorização das parcerias que reforçam o ecossistema nacional de segurança.
A medalha foi imposta pelo Exmo. Senhor Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública, Superintendente-chefe Luís Miguel Ribeiro Carrilho, ao Presidente da Direção da ADSP, Dr. José Meneses, que enalteceu o contributo da ADSP ao longo dos anos, quer pela ação dos seus associados, quer pela atuação institucional da própria associação.
Esta condecoração sublinha a relevância da articulação entre os setores público e privado, bem como o profissionalismo e o compromisso dos Diretores de Segurança na prevenção e resposta eficaz aos desafios contemporâneos da segurança.
A "Medalha de Mérito e Valor Policial" é uma condecoração atribuída pela Polícia de Segurança Pública (PSP) para reconhecer atos de bravura, dedicação e relevantes serviços prestados à instituição e à segurança pública. Essa medalha pode ser concedida em diferentes graus, como ouro e prata, e pode ser atribuída tanto a elementos policiais quanto a civis ou instituições que se destacarem em suas ações.
O Louvor, que irá estar disponível no nosso sítio, enaltece ainda “…a especial competência de “assegurar o contacto com as forças e serviços de segurança”, numa ótica de equilíbrio entre os deveres e as funções próprias cometidas ao setor privado com as necessidades próprias da segurança interna, realidade esta que não deve ser menorizada, mas antes enaltecida, enquanto salutar complementaridade de funções, não só necessárias, como expressamente previstas na Lei..”, assim como “…o elevado esmero em todos os relacionamentos de contacto com as diferentes forças e serviços de segurança, relevando ainda a sua proximidade e espírito de construção leal com o Departamento de Segurança Privada, a ativa participação no Conselho de Segurança Privada, onde defende os profissionais de segurança…”
Para a ADSP, esta homenagem constitui uma honra e uma responsabilidade acrescida, reforçando o seu compromisso com os mais elevados padrões de ética, competência e cooperação com as autoridades policiais e demais entidades relevantes.
A condecoração agora recebida pela ADSP, o primeiro ator da Segurança não institucional (estatal) a receber tão elevada distinção, é, também, um reconhecimento de todos os profissionais que diariamente se dedicam à missão de proteger e servir com discrição, eficácia e sentido de dever.

Comments